Arranca já nesta quinta-feira um novo projeto entre a VISÃO e a SIC. Intitulado VISÃO Portugal, trata-se de um conjunto de grandes reportagens inspiradas nos dados do recenseamento de 2011.
Porque envelheceu tanto a sociedade portuguesa? Como se reinventaram as famílias? Onde avançou a desertificação e quais são os novos ocupantes das regiões abandonadas? Porque somos um país de proprietários? Estas são algumas das questões a que se tenta responder no âmbito do primeiro grande conjunto de reportagens que envolve um título de imprensa de referência e um dos principais canais de televisão portugueses, ambos do Grupo IMPRESA.
O projecto arrancou em Fevereiro deste ano, com a análise dos dados do recenseamento entretanto divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística. A partir daí, dois jornalistas da VISÃO assinalaram a possibilidade de realização de mais de duas dezenas de reportagens, baseadas nas estatísticas. O objectivo: mostrar como Portugal se modificou nos últimos dez anos, como se acentuaram processos de mudança com raízes num passado mais distante e como outros foram acelerados ou estancados por causa da crise orçamental e económica.
A partir de Março, uma pool de repórteres começou a pesquisar cada tema, ouviu especialistas, leu relatórios e consultou dados estatísticos. Foram procurados os casos que melhor ilustrariam as tendências detetadas, atravessou-se o País de norte a sul, do interior ao litoral, fizeram-se centenas de quilómetros e entrevistaram-se dezenas de pessoas. Nos últimos seis meses, um total de cerca de 45 pessoas – jornalistas, repórteres fotográficos e de imagem, editores de imagem e gráficos –, da VISÃO e da SIC, começaram a dar corpo a este ambicioso projeto.
Na próxima edição da VISÃO, a 1011, que chega às bancas na quinta-feira, será publicada a primeira reportagem na revista e exibida a sua versão televisiva, durante o Jornal da Noite, na SIC. Até ao final do ano, todas as semanas, novos trabalhos jornalísticos serão publicados e emitidos, sempre à quinta-feira, dando corpo ao mais ambicioso plano multimédia de reportagem executado em Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário