sábado, 23 de junho de 2012

«Tempo de Viver» brevemente na TVI




Ilha dos Amores, novela transmitida durante as tardes na TVI, tem final previsto para a próxima semana e espera-se agora por saber qual a próxima novela a ocupar esse mesmo horário nas tardes do canal de Queluz de Baixo.


Pois essa confirmação já chegou e parece que é para a próxima semana que poderemos voltar a ver a novela escrita por Rui Vilhena, Tempo de Viver. Transmitir novelas à tarde está a ter sucesso e parece que a TVI vai continuar.

Tempo de Viver foi uma novela transmitida na TVI em 2006 e 2007 (18 de Junho de 2006 a 31 de Março de 2007). 219 episódios que deram vida a Fátima Almeida (Alexandra Lencastre) e Maria Laurinda Almeida  (Margarida Vila-Nova), as duas protagonistas desta trama.

A História:
Fátima Almeida (Alexandra Lencastre) e Maria Laurinda Almeida (Margarida Vila-Nova) são mãe e filha. Unidas apenas pelo laço de sangue, mas diferentes em tudo o mais que as caracteriza. Maria Laurinda é uma jovem que odeia o seu nome e a sua baixa condição social e não olha a meios para atingir o seu fim: ter uma vida longe de privações e casar com o milionário Afonso Gomes Martins de Mello (Hugo Tavares) para ascender à riqueza e ao estatuto da família Martins de MelloAfonso é um menino rico, que leva uma vida irresponsável e namora com Catarina(Mafalda Pinto).
Fátima é uma empregada de supermercado, trabalhadora, honesta e determinada que, ao ter conhecimento de um dos esquemas da filha para ganhar dinheiro - Maria Laurinda prepara-se para fazer um transporte de droga - ocupa o seu lugar deixando-se prender no lugar da filha, perante o olhar frio desta, que observa a detenção da mãe. Fátima cumpre uma pena de 5 anos pelo crime cometido por Maria Laurinda, sem que esta se mostre arrependida, continuando a despertar o ódio nos que a rodeiam devido aos inúmeros esquemas que monta para alcançar os seus propósitos. Conseguirá algum dia Fátima ver a filha como o monstro que é?
Maria Laurinda vive com Fátima e com a avó, Madalena Almeida (Maria Emília Correia),uma costureira de bairro numa casa nos subúrbios de Lisboa. O resto da família vive no andar de baixo: Teresa Mendes (Laura Soveral) e Artur Mendes (Ruy de Carvalho) são os tios de Fátima. Com eles vivem a filha, Sara Mendes Cardoso (Cristina Homem de Mello) e a neta, Rita Mendes Cardoso (Joana Solnado). Mais que prima afastada,Rita é a confidente de Maria Laurinda, embora seja boa rapariga, não concordando com os esquemas que esta usa para subir na vida. Rita funciona como uma espécie de grilo falante deLaurinda.
Tudo começa na véspera do dia 11 de Setembro de 2001, tendo como pano de fundo o atentado terrorista em Nova Iorque. Um dos mistérios da trama nasce no escritório da Martins de Mello nas Torres Gémeas. Que segredo escondia o cofre de Gonçalo Gomes Martins de Mello (Marco d'Almeida)?
No dia do atentado, Pedro Mendes (Manuel Wiborg), primo de Fátima e marido de Raquel Mendes (Maria João Bastos), vai ao World Trade Center, em Nova Iorque, Estados Unidos da América cobrar uma dívida de umas obras a Gonçalo e acabam por discutir. Infelizmente, para ambos os homens, o ataque terrorista acaba-lhes com a vida. Contudo, a falsa candidata a secretária,Mónica Valentim (Benedita Pereira), após ter tido sexo com Gonçalo, escapa ilesa, levando consigo uma misteriosa caixa que retirou do cofre, após ser informada da password na mesma num telefonema também ele misterioso.
Em 2006, Raquel chega a Portugal pronta a cobrar a dívida que ficou pendente aos Martins de Mello e promete não descansar enquanto não alcançar o seu objectivo.
Fausto Martins de Mello (José Wallenstein) é o patriarca da família Martins de Mello, um homem aparentemente severo, responsável e muito dedicado ao trabalho. Está casado há muitos anos com Antónia Gomes Martins de Mello (Maria José Paschoal). Apesar de parecer um bom marido e bom chefe de família, Fausto trai Antónia com outras mulheres sem que ninguém saiba.
Lídia Martins de Mello (Manuela Couto) é a irmã de Fausto, uma mulher extremamente interesseira e dissimulada, que vive à custa do dinheiro que o irmão lhe deposita regularmente na conta, após ter sido abandonada pelo marido. A mesada que Lídia recebe é suficiente para que esta e o filho Filipe Martins de Mello (Nuno Távora) possam gozar uma vida de luxo.
Beatriz Monteiro e Castro (Yolanda Noivo) é uma organizadora de eventos, embora não retire daí dividendos. O que a sustenta é uma rede de prostituição de luxo. Bruno Santana (José Fidalgo) e Helena Gonçalves (Débora Monteiro) são dois dos jovens que lhe dão dinheiro a vender o corpo. Isto acontece sem que a sua filha, Daniela Monteiro e Castro (Dânia Neto), saiba.
Desde que casaram, Clara Fernandes (Gracinda Nave) e Victor Fernandes (João Ricardo) vivem um segredo, fazem swing. Os filhos, Tomás Fernandes (Frederico Barata) e Francisco (Chico) Fernandes (Bruno Belardo) desconhecem o segredo dos pais e Tomás entra em conflito com estes, por não aceitarem o facto de o filho querer ser padre. Inês Pinto (Ana Guiomar) vê em Tomáso primeiro homem com quem esteve e vai lutar para ficar com ele. Inês é filha de Fernando Pinto (Marcantónio Del Carlo) e tem uma relação conflituosa com a madrasta alcoólica Bárbara Gomes(Dalila Carmo), irmã de Antónia.
Bráulio Fonseca (Marco Delgado) é o contabilista da Martins de Mello, maníaco-compulsivo que tem horror a confusão e comportamentos exagerados de higiene e arrumação. Bráulio partilha a sua casa com Célia Vasconcelos (Sofia Grillo), colega de trabalho que também trabalha na Martins de MelloCélia é a designer de jóias da empresa e mantém uma relação clandestina comFausto. Mas não é tão correspondida como gostaria de ser.
Bernardo Gomes Martins de Mello (Pedro Teixeira) conhece Helena na Tailândia e apaixona-se por esta. O que ele não sabe é que Helena é uma prostituta da luxo, assim como cliente exclusiva do próprio padrasto, Fausto.
O casal Marta Marques (Rita Blanco) e Sebastião Marques (José Neves) tem um grande problema em mãos: o filho, Hugo Marques (Gonçalo Sá), tem visões terríveis sobre os que o rodeiam. A criança sofre também ao ver as constantes discussões dos pais, que vivem uma fase decadente do seu casamento.

Sem comentários:

Quer ser Colaborador?
Preencha o formulário e vê em breve se és o escolhido no blog.
  • Podes fazer uma noticia tua ou então uma rubrica. Não te esqueças a noticia tem de ser tua e não tirada de outro blog ou site. Não te esqueças na rubrica de ser uma ideia criativa mas também exclusiva, não pode estar presente em mais nenhum blog.